Talvez uma das maiores dificuldades iniciais do engenheiro/arquiteto empreendedor é conseguir credibilidade para fechar uma venda sem ter um portfólio de clientes. E, como fazer um portfólio de clientes? Como gerar credibilidade?

Todos sabemos que empreender não é fácil. E, sem credibilidade, sem um histórico que comprove sua capacidade é ainda mais difícil. Por isso alguns aspirantes no mundo do empreendedorismo se veem sem saída e acabam desistindo.

Mas te garanto uma coisa: após esse post você vai aprender a driblar as dificuldades iniciais e vai se tornar um empreendedor de sucesso!

Você pode tanto ler o post quanto assistir o vídeo:

Como fazer um portfólio?

Vamos imaginar que você está procurando seu primeiro cliente, ou seu histórico de negócios fechados ainda é singelo demais para apresentar ao seu cliente. Como fazer um portfólio que te ajude a fechar negócios?

Vou te mostrar 4 passos que você precisa executar que vão te trazer seus primeiros clientes.

1º Passo: Crie Projetos

Digamos que você está ainda sem serviços que comprovem sua capacidade e está procurando empreender. Qual é o recurso mais importante que você tem disponível nessas condições? Tempo!

E o que você faz para contornar essa situação?

Comece a criar alguns projetos inovadores. Use seu tempo disponível para trabalhar neles e os deixar impecáveis.

O que você vai ter em mãos quando já estiver com alguns projetos prontos? Um portfólio inicial.

Seus prospectos já vão poder conhecer seu trabalho e você já vai ter uma prova da sua capacidade.

E pode ter certeza: Isso vai te ajudar muito!

2º Passo: Aumente sua Prova Social

Prova Social é um gatilho mental que você deve usar, porque vai fazer as pessoas inconscientemente te avaliarem positivamente.

E o que é esse gatilho?

Esse gatilho mental é baseado no efeito manada que está no inconsciente humano. Por exemplo, qual restaurante você avaliaria sendo o melhor? Um que está lotado ou um que está completamente vazio?

Inconscientemente a maioria das pessoas escolheria o restaurante cheio simplesmente por terem sido ativadas pelo gatilho da prova social.

E como você pode usar isso a seu favor?

Crie páginas profissionais nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, etc) e comece a trabalhar para captar vários seguidores que forem relevantes para você. Dessa forma, (além de você poder transformar seguidores em clientes) você vai ter um gatilho mental influenciando seu prospecto a fechar com você, pois você já vai ter certa autoridade por possuir vários seguidores.

3º Passo: Comece a Divulgar Hoje!

Alguns iniciantes no mundo do empreendedorismo não divulgam os serviços por não possuírem portfólio. Mas como você vai conseguir portfólio se não trabalha para conseguir clientes?

Algumas pessoas vão deixar de fechar com você por não ver seu portfólio? SIM!

Mas outras pessoas NÃO vão procurar seu portfólio primeiro para depois solicitar seu serviço. E, fechando com essas pessoas, você está criando seu histórico de clientes e serviços executados.

Então, não deixe para amanhã! Comece hoje trabalhando para conseguir seus primeiros clientes. Mesmo que as condições não sejam tão favoráveis: empreenda!

Veja também esse post (vai te ajudar muito nesse passo): Como Divulgar Sua Empresa: As 5 Formas Mais Eficazes.

4º Passo: Trabalhe com um Orçamento Mais Baixo

No início da minha carreira eu perdi muitas vendas por colocar um preço que eu achava super justo, mas eu ainda não tinha construído tanto valor assim com meu cliente.

É claro que você precisa ser bem remunerado. É claro que seu trabalho precisa ser reconhecido. É claro que seu serviço vale muito dinheiro. Mas talvez, você ainda não construiu autoridade suficiente para cobrar como uma autoridade.

Por isso, trabalhe orçamentos mais baixos para captar seus primeiros clientes. Você também precisa deles!

Com o passar do tempo você vai construindo seu portfólio e vai conseguindo cada vez mais autoridade e, consequentemente, vai ser cada vez mais bem remunerado para executar seu serviço.

 

Tenho certeza que seguindo esses 4 passos você vai conseguir sair do ZERO ABSOLUTO e se tornar um(a) grande empreendedor(a) na engenharia ou na arquitetura.

Gostou do post (Como Fazer um Portfólio)? Comenta aí em baixo!

Mande esse post para seus amigos engenheiros e arquitetos. É ajudando que você constrói relacionamentos fortes!


Jonatas Rosa

JONATAS ROSA é engenheiro civil, empresário, fundador do Guia do Engenheiro e é proprietário de empresa de construções e reformas em Goiânia-GO. Começou a empreender desde antes de se formar e através de suas iniciativas empreendedoras vem impactando positivamente milhares de pessoas. Certificado em Adwords Fundamentals e em Adwords Search (Rede de Pesquisa do Google) pelo Google Academy for Ads. É autor de artigos na temática do Marketing de Serviços. Acredita no poder de transformação do empreendedorismo e se dedica a compartilhar seu conhecimento acerca dos métodos que mais oferecem resultados com pouco investimento.

19 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *