No dia 31 de outubro de 2017 o CONFEA lançou a Resolução 1094 que institui a obrigatoriedade do preenchimento do LIVRO DE ORDEM em todas as atividades relevantes dos empreendimentos, onde houver participação de profissionais da área da Engenharia, Agronomia, Geografia e Meteorologia.

Essa resolução passou a ser válida no dia 1º de Janeiro de 2018 e adotada como obrigatória por alguns Conselhos em 1º de Julho de 2018.

E o que é o tal LIVRO DE ORDEM?

Livro de Ordem é o tão conhecido Diário de Obras, que nada mais é que, um documento que contem o registro diário (datado e assinado) das atividades relevantes durante uma construção.

Nele deve haver o registro  de informações como:

– Dados do proprietário, do empreendimento, do responsável técnico, da ART;

– Datas de início, término ou paralização do serviço;

– Datas de início, término ou paralização de atividades programadas;

– Acidentes e danos materiais ocorridos durante a execução dos serviços;

– Etc.

Esse documento passa a ser não só obrigatório para utilização durante a execução dos serviços, como também seu registro junto à respectiva ART no CREA no momento de finalização das atividades.

E porque o LIVRO DE ORDEM?

Por mais que seja motivo de crítica por alguns profissionais e, que seja visto como apenas mais uma burocracia, a intenção é um tanto quanto positiva pois visa restringir os casos de assinatura de responsabilidade técnica sem o ideal acompanhamento das atividades.

Segundo o Eng. Márcio Pernambuco, conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Coordenador do Grupo de Trabalho Livro de Ordem do Crea-SP, essa é uma medida que visa combater a corrupção que ainda é latente em todo o Brasil por parte dos profissionais que integram o conselho. Veja o vídeo:

 

E você? Acha que é apenas burocracia ou é uma medida válida para combater a corrupção?

Essa medida irá dificultar as coisas para quem assina sem acompanhar a obra ou irá dificultar para os profissionais íntegros também? Comenta aí!

Compartilhe!

 

Você pode gostar também: COMO CONQUISTAR SEUS PRIMEIROS CLIENTES


Jonatas Rosa

JONATAS ROSA é engenheiro civil, empresário, fundador do Guia do Engenheiro e é proprietário de empresa de construções e reformas em Goiânia-GO. Começou a empreender desde antes de se formar e através de suas iniciativas empreendedoras vem impactando positivamente milhares de pessoas. Certificado em Adwords Fundamentals e em Adwords Search (Rede de Pesquisa do Google) pelo Google Academy for Ads. É autor de artigos na temática do Marketing de Serviços. Acredita no poder de transformação do empreendedorismo e se dedica a compartilhar seu conhecimento acerca dos métodos que mais oferecem resultados com pouco investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *