Uma iniciativa do prefeito de São Paulo, João Dória (elogiada por alguns, criticada por outros) está dando o que falar. O projeto é um programa de locação social para abrigar moradores de rua em prédios desocupados no centro de São Paulo. Em troca disso, os donos dos imóveis terão abatimento de dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e deixarão de pagar IPTU Progressivo, a cobrança extra para imóveis vazios.

A estimativa da Secretaria Municipal de Habitação é de cerca de 370 prédios disponíveis para este fim na região, totalizando aproximadamente 1000 moradias.

Em São Paulo, esse programa de locação social já existe desde 2004 e conta com seis imóveis (903 apartamentos), porém restringe-se apenas a idosos e ex-moradores de favelas.

Em outros países

Essa solução já é adotada em alguns países como nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Em Nova York (EUA), é um importante programa habitacional. Foi iniciado nos anos 1930 e já conta com mais de 400 mil moradores em mais de 300 imóveis, segundo o portal Slate.com.

Morador de rua - predio - programa habitacional - guia do engenheiro

A problemática

Para alguns, essa iniciativa é vista como uma excelente ação social e urbanística, tirando das ruas pessoas expostas a péssimas condições de moradia.

Para outros, o programa é injusto e provocará a “favelização” e a consequente desvalorização dos imóveis da região.

 

E você? O que achou da ideia? É a melhor solução para os moradores de rua?

Comenta aí!

Você pode gostar também: Como Conseguir Seus Primeiros Clientes


Jonatas Rosa

JONATAS ROSA é engenheiro civil, empresário, fundador do Guia do Engenheiro e é proprietário de empresa de construções e reformas em Goiânia-GO. Começou a empreender desde antes de se formar e através de suas iniciativas empreendedoras vem impactando positivamente milhares de pessoas. Certificado em Adwords Fundamentals e em Adwords Search (Rede de Pesquisa do Google) pelo Google Academy for Ads. É autor de artigos na temática do Marketing de Serviços. Acredita no poder de transformação do empreendedorismo e se dedica a compartilhar seu conhecimento acerca dos métodos que mais oferecem resultados com pouco investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *